Sociologia - O homem é produto do meio ou o meio é produto do homem!?

O presente ensaio incidiu sobre o artigo de Vares Sidnei Ferreira, que fala sobre a doutrina do sociólogo Francês Émile Durkheim, nomeadamente, sobre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica. Mas falar sobre Émile Durkheim é sobretudo refletir sobre o seu contributo para a Sociologia, que é de uma tamanha ampla abrangência, que penso ser permitido concluir que não cabe no cômputo deste ensaio, o seu estudo aprofundado, mas sim o seu entendimento genérico.
O grande dilema da Sociologia é se o homem é produto do meio ou se o meio é produto do homem. O sociólogo Francês Émile Durkheim conseguiu libertar a Sociologia da Filosofia Social e colocá-la como uma rigorosa disciplina científica.
A sua principal preocupação era aclarar com precisão o objeto, o método e a efetiva aplicabilidade da Sociologia.
Do ponto de vista conceptual, Durkheim entendia que o homem é mais influenciado pelo meio, criando a partir dai, os seus principais conceitos sociológicos; os factos sociais, a anomia, a divisão do trabalho, lei sociológica, comunidade moral, consciência colectiva, ordem social, solidariedade social, o suicídio e o religioso. Intendia os fatos sociais, que enquanto objeto de estudo da Sociologia, teriam apenas validade se possuíssem uma força coerciva, geral e externa sobre o individuo.
Durkheim observava a sociedade organizada através da D.S.T., cuja garantia a coesão social e sua continuidade. Assim para explicar a sua estrutura, apela às relações de solidariedade entre as pessoas, onde afirma que a sociedade se divide em Solidariedade Mecânica e Orgânica.
A S.M. é aquela que prevalecia nas sociedades pré-capitalistas, ou seja, arcaicas, onde os indivíduos se identificavam através da família, da religião, da tradição e dos costumes, conservando-se no geral independentes, relativamente, à D.S.T.
Neste caso a consciência coletiva exerce todo o seu poder coercitivo sobre os indivíduos. A S.O. é aquela específica das sociedades industriais capitalistas; ou seja, modernas, que através da rápida D.S.T., os indivíduos tornam-se interdependentes, onde a consciência coletiva diminui, ao mesmo tempo, que os indivíduos através da especialização em determinada área, tendem a desenvolver maior autonomia pessoal.
Do positivismo ao funcionalismo, da crítica do utilitarismo e liberalismo económico, Durkheim, define o social, as normas de observação dos fatos sociais e diferencia a sociedade de cultura.
Conclui-se que o individual é de cada um, e o comum é compartilhado por todos, sendo ambos inseparáveis, formando uma inter-relação de reações ao quotidiano, que culmina com o processo de socialização. Nesse sentido, Durkheim nunca se afastou da sua doutrina inicial, apenas evolui no seu pensamento para evidenciar, não muito a coação que a sociedade exerce sob os indivíduos, mas os efeitos de absorção das regras sociais autorizadas pelos processos de socialização, expondo a integração do individuo na sociedade.
Considerações finais
complementares:
E. Durkheim edificou um dos três grandes dilemas da Sociologia, uma vez que, entendia a sociedade como um organismo que funcionava de forma semelhante ao corpo humano, onde apesar de cada órgão ter a sua função, necessitam uns dos outros para sobreviver. Criou uma visão doutrinária diferente de Weber, que valorizava a formação específica da sociedade sob a perspetiva histórica; e de Marx com a conceção de uma sociedade dividida por classes, onde o interesse do trabalho e capital são inconciliáveis.
Em suma, criou uma nova ideologia que permitiu
mudar o rumo do estudo Social para um carácter mais científico e menos
filosófico.
Glossário:
- D.S.T. - Divisão Social
do Trabalho;
- S.M. - Solidariedade
Mecânica;
- S.O. - Solidariedade
Orgânica.
Bibliografia
Monografia:
- VARES, Sidnei Ferreira (2013). “Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica em Émile Durkheim: Dois Conceitos e um Dilema” in: Mediações: Revista de Ciências Sociais. 18 (2): 148-171. Londrina: Universidade Estadual de Londrina.
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