Influência dos novos meios de comunicação – internet e redes sociais – no panorama da cultura quotidiana

segunda-feira, 28 de outubro de 2019
Influência dos novos meios de comunicação – internet e redes
sociais – no panorama da cultura.
Ao
referir a emergência e influência dos novos meios de comunicação, como a internet,
não posso naturalmente deixar de falar no fenómeno da globalização. Este mais
não é do que a aproximação das pessoas e suas culturas a nível global, onde a
informação corre a uma velocidade esto diante, através dos canais de
comunicação que envolvem o globo. Vive-se, hoje, o que se chama a era da
informação, nesse contexto, vive-se um momento de transformação da nossa
cultura material. A identidade cultural transforma-se numa forma de identidade
coletiva, característica de um grupo social. O impacto dos novos meios de
comunicação é total, abrange todas as áreas da sociedade, transformando a
identidade cultural numa forma de identidade coletiva. As T.I. criam a
capacidade do global e do local de se fundirem e de funcionarem em tempo real, à
escala mundial. É global porquanto a produção, o consumo e os seus elementos, mão-de-obra,
matérias-primas, capital, gestão, tecnologia, mercados, estão organizados globalmente
diretamente, ou através de vínculos entre agentes econômicos. Devido a
penetrabilidade em todas as áreas da atividade humana das T.I., importa saber
como tirar o máximo partido social e cultural de toda a informação disponível
na rede, na medida em que, as sociedades estão ligadas a escala mundial e a
informação difunde-se pelas culturas modelo dos seus grupos sociais. Neste
contexto, o homem é obrigado a renunciar a inflexibilidade das suas atitudes,
pensamentos e comportamentos baseados em valores tradicionais, concebendo com
que as mudanças ajam em todos os sentidos da sua vida, sem que haja uma
consciência real disso, ou seja, a realidade atual onde estamos inseridos
altera velozmente o nosso quotidiano sem que nos seja percetível. Outros
elementos interferem no processo, como o Estado e a sociedade, que mostram
graus de complexidade organizacional que ultrapassa a lógica das redes, mesmo
sendo influenciados por esse novo modelo da estrutura social. Nessa conjuntura,
rapidamente tudo muda, desfazem-se fronteiras, desenraízam-se as ideias e as
gentes, conduzindo a diferentes implicações sociais, onde surgem novas formas
de participação cívica. Desse modo deve-se sensibilizar as pessoas para a
participação na busca, intervenção e questionamento das novas formas de
comunicação, permitindo assim a adaptação automática às novas ferramentas
tecnológicas. Aqui chegados importa referir, que apesar da influência dos novos
meios de comunicação nas nossas sociedades, existe uma flexibilidade latente
presente, que permite não só reverter os processos, como modificar as
instituições, organizações e em ultima analise reorganizar os seus componentes,
ou seja, é possível inverter as mudanças. A questão é saber se o retrocesso é o
mais benéfico para a civilização. A adoção das T.I., assume um paradigma
relevante, não só é fator inibidor da sociabilização física entre os povos,
como também encurta as suas distâncias. Pelo exposto, penso ser permitido
afirmar que a revolução das T.I., na sua dimensão social, não é boa nem é má!
Apenas não é neutra, assume um papel principal, presente e indiscutível nas
sociedades, estando profundamente enraizada na vida e mente das pessoas. “Em um
mundo onde existe uma riqueza de informação, existe frequentemente uma pobreza
de atenção”. KEN MEHLMAN.
João Carriço
Influência dos novos meios de comunicação – internet e redes sociais – no panorama da cultura quotidiana
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